sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Diarios de bordo de um acampamento "pas comme les autres": um acampamento feminista pois;)

Gostavamos de conseguir actualizar o blog com mais frequência mas os dias aqui têm sido intensos. Dizer que o programa de cada dia tem sido definido em assembleia, por todas, no dia anterior, com base nos conhecimentos e vontades das presentes. O objectivo é o de mutualizar os nossos conhecimentos e recursos, aprendermos umas com as outras e construir em conjunto. Não há pois "especialistas" para falar dos diferentes temas. Todos os dias acabam com assembleias em que fazemos o balanço do dia decorrido quer em termos de conteúdos quer em termos de gestão do espaço e da dinâmica colectiva. Quarta feira , depois do pequeno almoço preparado pelas companheiras inscritas nesse dia para tal tarefa, reunimos em plenario para falar dos impactos que a "crise" e as politicas de austeridade tomadas em seu nome têm tido nas nossas vidas ; falamos do regime de austeridade implementado, ainda que a diferentes velocidades, nos varios paises  da Europa e além dela, da troika e de troikistas, dos autoritarismos, da onda neoconservadora que pretende novamente colocar-nos em caixinhas , retroceder em direitos já conquistados , aprofundar as desigualdades, estigmatizar, oprimir.  Partilhamos preocupações mas também estratégias de resistência e de transformação. Por volta das 13h00 : almoço(s) preparado pelas companheiras inscritas para essa tarefa nesse dia. 15h: 3 workhops  paralelos. Temas: Lesbianismo e feminismos ; austeridade, autoritarismo e fascismos  ; teatro de performance. Depois de uma pausa , novamente 3 workshops: os sujeitos dos feminismos ; feminismos e movimentos sociais : ferramentas para a transformação e workshop de dança(s). Lanche, plenario, jantar e sessão de filmes (e conversa) sobre a Marcha Mundial das Mulheres (movimento global feminista e anticapitalista que nasceu em 2000 e que desde ai tem se desenvolvido e consolidado por todo o mundo).
Quinta feira : workshop colectivo de autodefesa feminista. A tarde foi livre . Algumas ficaram pelo espaço do acampamento, outras foram para a ilha do Ermal;)
Sexta feira : plenário sobre  direitos sexuais e reprodutivos. Hoje à tarde , workshop de Teatro da/o oprimida/o , sessão sobre jovens feministas : necessidade de auto-organização? , e utopias feministas: experiências comunitárias.
Os programas de sábado e domingo foram ontem delineados: teremos ao longo deste dois dias um plenario sobre o texto político da MMM a ser discutido no encontro internacional que vai decorrer no Brasil de 25 a 31 de agosto (mais infos no site das companheiras da MMM Brasil http://marchamulheres.wordpress.com/2013/08/08/programacao-do-9o-encontro-internacional-da-marcha-mundial-das-mulheres/ ), workshop de body painting, sessão sobre prostituição e trabalho sexual, sessão sobre escritas feministas , sessão sobre educação não sexista: FESTA no sábado. Plenario de avaliação e preparação de iniciativa pública em Braga , domingo 11 de Agosto, às 16h na Praça Central (ou também chamada de Praça da Republica) . Quem tiver por Braga ou arredores: juntem-se!;)

Sem comentários:

Enviar um comentário