terça-feira, 6 de agosto de 2013

E...o acampamento começou!


As jovens feministas portuguesas envolvidas na organização do acampamento chegaram a Vieira do Minho na sexta feira dia 2 para preparar toda a logistica : montar as tendas de grande dimensão para as sessões plenárias e workshops ; fazer todas as compras; identificar os diferentes espaços do acampamento; feitura de pancartas;  verificação e coordenação das chegadas das companheiras de outros paises europeus; preparação das casas de banho secas; biblioteca comunitária; espaço para colocação de jogos colectivos, identificação dos espaços entre outras (muitas) coisas.
Domingo foram chegando várias jovens companheiras feministas residentes em Portugal e noutros paises europeus: as primeiras a chegar foram as francesas, a que se juntaram jovens feministas de Portugal, de Estonia, de Galiza, do Pais Basco, de Austria , da Roménia, de Italia, da Finlandia, da Suiça . Apresentação do espaço, instalação das tendas de cada  uma, montagem de chuveiros solares, convívio entre as presentes à medida que iamos aumentando foram algumas das nossas ocupações de domingo. O primeiro jantar (o de domingo à noite) foi preparado por portuguesas. Na verdade , vários jantares porque várias das presentes são vegetarianas e algumas vegan. Pela noite: interconhecimento e convivio pois :)

Segunda feira foram chegando mais algumas companheiras nomeadamente de Portugal, do Reino Unido e da Alemanha. Foi dia também para ir ao mercado local e comprar legumes e frutas junto de produtoras e produtores locais. à tarde , decorreu a assembleia juntando todas as presentes: dinâmica de apresentação entre todas, apresentação do acampamento e divisão em grupos nos quais foram discutidas as nossas expectativas e os temas que gostavamos de verem reflectidos e debatidos nos proximos dias. De seguida, juntamo-nos novamente em plenario para partilhar as  conversas tidas em grupo e começar então a delinear o programa. Depois de bastante partilha e discussão, definimos os diferentes workshops que decorreriam durante o acampamento, os temas a discutir em plenário e a gestão comum dos espaços, constituindo-se de resto equipas para a cozinha e limpeza. Em breve, daremos mais informações mas para já dizer que o programa de hoje começou com uma assembleia sobre a situação politica, economica e social em cada país, a realidade dos movimentos sociais  e o trabalho , as realidades , as dificuldades e os desafios dos movimentos feministas nos nossos paises. Neste preciso momento, estão a decorrer 3 workshops paralelos , um sobre a criação de um fanzine feminista durante o acampamento, outro sobre higiene do corpo e da casa: alternativas ecologicas e uma discussão sobre espaços mistos e não mistos e autoorganização. 

Até já!

Sem comentários:

Enviar um comentário